Representantes de 25 regionais se reuniram virtualmente, na última segunda-feira (29), para o Encontro de Representantes da Fiscalização do Sistema CFMV/CRMVs. O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio aos Regionais (NAR) e pelo Grupo de Trabalho de Fiscalização do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e contou com 77 participantes, que conheceram o cenário da fiscalização do sistema e assistiram a uma palestra sobre liderança

Atualmente, cerca de 100 agentes de fiscalização atuam no Brasil para garantir o cumprimento das normas do exercício profissional dos médicos-veterinários e zootecnistas, contribuindo para a melhoria e manutenção da saúde de animais, humanos e do meio ambiente. Durante o evento, foi apresentado um diagnóstico nacional sobre a fiscalização nos 26 estados e no Distrito Federal. A intenção foi detectar gargalos e buscar soluções para aprimorar as ações, em conjunto com os regionais.

O encontro foi muito produtivo e é um marco, outros já estão programados. O processo ‘fiscalizar’ será monitorado e aperfeiçoado constantemente, com a contribuição de todos”, afirma Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, vice-presidente do CFMV.

Fernando Zacchi, assessor técnico do CFMV, ressalta a importância da participação dos CRMVs na construção de novas ferramentas e soluções. “Precisamos enfrentar alguns paradigmas e aprimorar a fiscalização do exercício profissional, assegurando à sociedade uma prestação de serviço de excelência. Sem a participação dos regionais, essa tarefa é impossível!”.

O evento foi encerrado com uma palestra sobre liderança, ministrada pela especialista em gestão comportamental Camila Poiano. “Nosso objetivo foi ajudar os líderes e fiscais a entender seus padrões comportamentais e levar a eles ferramentas simples e eficazes para mudarem o que for preciso no seu dia a dia e na sua gestão, para atingirem suas metas na fiscalização”, explicou.

Com a palavra, os regionais:

Artur dos Santos Ribeiro

Coordenador de Fiscalização e Multas do CRMV-SP

Excelente iniciativa. O CFMV está de parabéns! Os profissionais e a sociedade só têm a ganhar com uma padronização nos procedimentos realizados pela Fiscalização. Vou aproveitar ao máximo os treinamentos e trocar experiências com os colegas. ”

Talita Calegario Figueira Dias

Chefe do setor de fiscalização, CRMV-ES

É um importante passo e de suma importância essa iniciativa do CFMV de integrar os regionais. Traz mais segurança para a atuação dos fiscais em relação à sociedade e agrega conhecimento, que será repassado aos profissionais e ao público durante o trabalho realizado rotineiramente.”