O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV-RR), vem a público ressaltar que acionou o Ministério Público Estadual Solicitando que o órgão interceda junto às Secretarias Municipais de Saúde e Prefeituras do Estado para garantir a inclusão dos Médicos-Veterinários como público prioritário da vacinação contra a Covid-19.

No requerimento, o CRMV-RR argumenta entre outras razões, que o Conselho Nacional de Saúde (CNS) reconheceu o Médico Veterinário como profissional da saúde, em 1998, referendando a Lei Federal nº 5.517/68, que tem como base o exercício profissional do Médico-Veterinário como agente promotor e mantenedor da saúde animal, ambiental e humana.

A Diretoria do CRMV-RR tentou por várias vezes, com os órgãos competentes, por meio de ofícios, e-mails, ligações e redes sociais uma reunião para a liberação da vacina, mas sem sucesso.

Em resposta ao Ofício do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde confirmou que Médicos-Veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares estão inseridos entre os trabalhadores de saúde destacados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, 


Relembre o Caso


O CRMV-RR entrou em contato no dia 15/01, com a Secretaria de Estado da Saúde e com a Secretaria Municipal da Saúde de Roraima, por meio de ofício Nº 0017/2021 e 0016/2021 se colocando à disposição para a liberação da vacinação dos Médicos Veterinários de Roraima de acordo com o cronograma de cada regional de saúde. O Conselho não obteve nenhuma resposta plausível.

Sempre respeitando a prioridade daqueles que atuam na linha de frente no combate ao Coronavírus, dos idosos, indígenas, dentre outros, o CRMV-RR reitera ao Município que os Médicos Veterinários, devem ter acesso igualitário ao serviço de vacinação, estando inseridos no grupo prioritário junto aos demais profissionais e auxiliares das áreas da saúde. 

Em vista disso, no dia 15 de fevereiro o Conselho enviou outro Ofício ao Secretário Estadual de Saúde, Marcelo de Lima Lopes, Nº 029/2021 e outro ofício ao secretário de saúde do Município Cláudio Galvão dos Santos Nº 0030/2021 solicitando uma reunião virtual e o calendário de inclusão dos Médicos Veterinários no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19.

Como o CRMV-RR não obteve uma resposta contundente referente ao pedido, e o órgão deve continuar trabalhando arduamente para se fazer valer os direitos dos profissionais, foi necessário judicializar o pedido.

O Médico-Veterinário atua em diversas frentes, inserindo-se em diferentes atividades desde a exposição aos tutores de animais, atendendo a serviços de urgência e emergência, frigoríficos, indústrias de produtos de origem animal, até a vigilância epidemiológica e sanitária, deslocamento de animais às feiras e exposições e manipulação de vírus e animais para desenvolvimento de fármacos e imunobiológico.

Clique nos links abaixo para ter acesso as outras matérias sobre esse tema, na nossa página do instagram :

https://www.instagram.com/p/CKO-7-BluXO/?utm_source=ig_web_copy_link

https://www.instagram.com/p/CLUvyZLF6bx/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Assessoria de comunicação do CRMV-RR