O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV-RR), José Ricardo Soares da Silva e o Vice-Presidente da Autarquia, José Kleber Oliveira de Farias participaram virtualmente da Reunião Entre os Setores Privados Brasil e Venezuela sobre Novas Estratégias Para Erradicação da Febre Aftosa.

O encontro foi mediado pelo Doutor Guilherme Marques que compõe o Centro Panamericano de Febre Aftosa e Saúde Pública Veterinária (PANAFTOSA/SPV), no dia 22 de abril, com autoridades do Brasil e Venezuela com objetivo de enfrentar os desafios e criar soluções para a erradicação da febre aftosa.

José Kleber Oliveira de Farias posicionou-se a favor desse encontro e colocou o CRMV-RR à disposição para trabalhar unidos e acompanhar de forma técnica os trabalhos realizados com os rebanhos. “O Médico Veterinário é a peça fundamental, pois é o profissional que preza e garante a sanidade dos animais”, avaliou.

Recentemente foi criado a Fundação Venezuelana para a Saúde Animal (FUNVESSA), constituída pela Federación Nacional de Ganaderos (FEDENAGA), Confederación de Agricultores y Ganaderos (CONFAGAN) e Consejo Venezolano de la Carne (CONVECAR) reconhecida pelo Instituto Nacional de Salud Agricola Integral (INSAI), para trabalhos em conjuntos e trocas de experiencias entre os países.

Este acordo histórico entre os setores tem a função de delegar competências para que possa levar a cabo todas as ações relevantes para a vacinação efetiva em todo o território venezuelano, desde a importação, armazenamento, vacinação e a notificação no sistema.

Para o Vice-Presidente do CRMV-RR essa luta é muito séria e importante devido a gravidade e a rapidez de transmissão da febre aftosa onde só a vacinação pode proteger. “Precisamos trabalhar a vacinação coletiva do rebanho aderido por todos os Estados, municípios e países vizinhos. Como a Venezuela apresenta casos de febre aftosa precisamos trabalhar juntos, pois somos a porta de entrada do país e para o Brasil ficar livre da aftosa sem a vacinação é necessário que o país vizinho tome medidas para controlar a aftosa”,José Kleber Farias

Participaram do encontro representantes do Governo do Estado e o Superintendente do Ministério da Agricultura em Roraima, Plácido Alves Figueiredo que trabalha em parceria com o CRMV-RR.

Assessoria de comunicação CRMV-RR.