O Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV-RR), José Ricardo Soares da Silva esteve, na última terça-feira (06), na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente em reunião com a Delegada Elisa Reis de Mendonça e com a Advogada e Presidente da Comissão Especial de Proteção aos Direitos Animais (CEPDA- OAB/RR), Otacília Carolina Gomes Brito.

O encontro teve como objetivo o estreitamento entre as instituições e o fortalecimento da parceria para coibir e apurar crimes de maus-tratos.

Para o Presidente do CRMV-RR, José Ricardo essa parceria será fundamental na resolução dos crimes. “É dever do CRMV-RR assegurar o exercício profissional de excelência e proteger a sociedade por meio da orientação e fiscalização para promoção da saúde pública, do meio ambiente e bem-estar animal. E o papel do Médico-Veterinário é fundamental na elaboração dos laudos para apuração de possíveis crimes de maus-tratos, para isso, disponibilizaremos um checklist com a definição de maus-tratos e também um passo a passo sobre como reconhecer quando um animal está em situação de maus-tratos”.

A presidente da CEPDA-OAB/RR, Otacília Brito indagou a relevância da junção de várias áreas do poder público para que seja juntado fatores de áreas diferentes. “Com essas parcerias podemos garantir o bom funcionamento das atividades e colaborar em proteger os animais contra os crimes de maus-tratos. Inclusive, em breve, disponibilizaremos uma cartilha de cuidado com os animais para orientar a sociedade sobre o que caracteriza maus-tratos, como proteger os animais e como denunciar”.

A Delegada Elisa Reis se mostrou disponível para trabalhar em junção a favor dos animais e revelou que essas ações têm se mostrado um dos grandes pontos positivos para o trabalho do dia a dia. “Inclusive peço à sociedade que se houver denúncia de maus-tratos aos animais que realize o Boletim de Ocorrência de forma virtual, para chegar ao nosso conhecimento de forma mais rápida, pelo site:

https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.”

A denúncia é um ato de cidadania, e com ela você pode salvar a vida de muitos animais, já que estes seres não podem se defender sozinhos e precisam do apoio de pessoas conscientes para fazer valer seus direitos.

Assessoria de Comunicação do CRMV-RR