O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV-RR), José Ricardo Soares da Silva foi um dos convidados a participar do I Seminário de Saúde e Bem-Estar Animal, com o tema: “O controle populacional de cães e gatos”, promovido pela Prefeitura Municipal de Boa Vista.

O evento ocorreu durante todo o dia desta quarta-feira (15/09) com o objetivo de debater a construção de novas propostas públicas para minimizar e controlar o aumento de cães e gatos nas ruas da capital de Boa Vista-RR. As palestras trataram de temas relevantes acerca da situação dos animais da Capital trazendo implicações sanitárias, jurídicas, sociais e morais com o intuito de auxiliar na educação da sociedade quanto à necessidade de se atentar às políticas de saúde e bem-estar animal.

José Ricardo esteve como membro da mesa redonda com representantes de diversos segmentos da sociedade civil e respondeu sobre a função do CRMV-RR e a atuação do órgão nas questões de maus-tratos aos animais. 

Ele abordou que a função do CRMV-RR é na fiscalização do profissional Médico-Veterinário e Zootecnista. O Sistema CFMV/CRMVs se baseia na Resolução 1275/2019 onde estabelece condições do que é permitido para o funcionamento dos estabelecimentos. “Essas regras tem ligação com questões sanitárias e o bem-estar do animal. Não é todo lugar que se pode realizar uma cirurgia em um animal, por exemplo. Por isso, o CRMV-RR terá a função de fiscalizar os Médicos-Veterinários, que atuarão neste projeto populacional de cães e gatos de rua, e visar a parte sanitária e se aquele estabelecimento ou centro cirúrgico tem realmente condição de realizar tal procedimento”, respondeu.

Ele lembrou também da importância de se trabalhar as questões educacionais sobre a guarda responsável e de haver uma severa punição para pessoas que abandonam seus animais. “Queremos chamar atenção da sociedade para que sempre que perceber algum ato de crueldade, abuso e abandono a animais podem denunciar de forma anônima no Conselho e demais autoridades competentes. 

Quem presidiu a Mesa redonda foi Médico-Veterinário Ailton Fernandes Teodoro, representante da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), o mediador, Médico-Veterinário André Buzutti representante da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o Promotor Zedequias de Oliveira Junior representante da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de Roraima (MPRR), a Advogada Otacília Carolina Gomes Brito, representante da Comissão Especial de proteção aos Direitos Animais (CEPDA- OAB/RR), o servidor público, Marcos Gonçalves da Silva, representante do Instituto Federal de Roraima (IFRR), o advogado, Wagner Almeida Pinheiro Costa, representante das ONGs e a Zootecnista, Priscila Fantinato Brito, representante dos Protetores de Animais.

Denúncias

Em casos de estabelecimentos registrados no CRMV-RR ou o caso envolva Médicos-Veterinário ou Zootecnista, a denúncia de maus-tratos pode ser feita através da ouvidoria do site: www.crmv.org.br , pelo WhatsApp (95) 98115-4525 ou pessoalmente no órgão com as provas da denúncia como vídeos, fotos, conversas por mensagem, nomes dos infratores. 

Em relação aos maus-tratos realizados por outros civis é necessário ir até a Polícia Militar ou na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente realizar um Boletim de Ocorrência (BO)

que pode ser feito também de forma virtual pelo site:

https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/

 

 

Assessoria de comunicação do CRMV-RR