Celebrado o dia mundial da Saúde Única, data de 03 de novembro foi criada com o objetivo de conscientizar a sociedade para a relação indissociável entre as saúdes animal, humana e ambiental. Nesta data, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV/RR) reforça a importância do Médico-Veterinário e Zootecnistas como protagonista nessa cadeia interdisciplinar.

A Medicina Veterinária, ao abraçar e ligar os três aspectos dessa cadeia animal, humana e meio ambiente revela-se uma das profissões mais completas do mundo. (Ao cuidar da saúde dos animais, os Médicos-Veterinários cuidam também da saúde dos homens).

Os Médicos-Veterinários e Zootecnistas previnem e curam doenças dos animais e garantem saúde ao homem por controlar, por exemplo, a qualidade dos alimentos de origem animal para a população. Juntos com outros profissionais, eles trabalham para garantir uma vida mais saudável e um futuro mais sustentável para as pessoas, animais e meio ambiente.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) estima, por exemplo, que 60% de todos os patógenos que afetam os humanos são zoonoses, isto é, doenças dos animais que podem ser transmitidas ao homem.

A conceito Saúde Única define políticas, legislação, pesquisa e implementação de programas, em que múltiplos setores se comunicam e trabalham em conjunto nas ações para a diminuição de riscos e manutenção da Saúde global.