O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV-RR) e a Comissão Especial de Proteção aos Direitos dos Animais CEPDA-OAB/RR realizaram nesta segunda-feira (20/12) a entrega de rações de cães e gatos doados por voluntários às ONG`S que acolhem Pet`s abandonados, em Boa Vista. As rações foram doadas durante o meses de outubro, novembro e meados de dezembro para a Campanha “Todos Pelos Animais” e “Doe com Amor”.

As ONG`s protetoras dos animais dependem de doações e costumam ser referência para o acolhimento dos bichinhos abandonados. Cinco ONG`s atuantes na Capital receberam e dividiram as doações entre elas.

Para o Presidente do CRMV-RR, José Ricardo Soares da Silva combater o problema do abandono é fundamental, até para evitar casos de Zoonoses, doenças transmitidas do animal aos humanos. “Procuramos formas para conscientizar a população de que todos os animais tem direito a vida e lembrar que abandoná-los é uma forma de maus-tratos. O Conselho agradece a todos os colaboradores pelo gesto de solidariedade, por conta da pandemia muitos casos de abandono de animais tem ocorrido e as ONG`s que resgatam esses animais precisam da ajuda da sociedade para conseguir alimentá-los”, avalia o Presidente.

Abandonar animais de qualquer espécie é uma forma de maus-tratos, prática que configura crime, de acordo com a Lei Federal 9.605/98, conhecida como “Lei de Crimes Ambientais”. A pena é de detenção de três meses a um ano, além de multa.

Conforme a Presidente da CEPDA-OAB/RR, Otacília Carolina Gomes Brito, a união de forças entre os órgãos se mostram cada vez mais necessários para intensificar a conscientização para o não-abandono de animais, diante do gigantesco número de animais em nosso Estado que , diariamente, passam por diversos contextos de abandono e maus-tratos. “As ONGs realizam um árduo trabalho, ao viabilizar tratamentos e cuidados a animais que não tem amparo, por meio de trabalho voluntário e de doações, por isso, cada doação é muito válida e será muito bem aproveitada nessa luta contra fome e abandono animal”, enfatizou.

As ONGs

Para a Fundadora da Rede de Apoio e Defesa dos Animais de Roraima (RADARR), Palmira Leão de Souza, Campanhas como essa organizada pelo Conselho ajudam não só os animais abandonados como também toda a sociedade diminuindo problemas de Zoonoses. “As ONG`s sobrevivem de doações e o CRMV-RR e a CEPDA-OAB/RR estão de parabéns pela iniciativa, pois dependemos da sensibilidade das pessoas. As doações chegaram em boa hora”, observa Palmira.

As ONG`s que receberam as doações foram: Associação de Proteção Animal – YAWARA, Associação Rede de Apoio e Defesa dos Animais de Roraima – RADARR, Grupo de Proteção de Animais de Rua de Roraima – GPAR-RR, Associação Roraimense de Cuidados dos Animais – ARCA e Projeto Gatinhos da Rua.

A CAMPANHA

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV-RR) uniu forças com a Comissão Especial de Proteção aos Direitos dos Animais CEPDA-OAB/RR e promoveram a Campanha de arrecadação de ração para cães e gatos abandonados.

A ação “Todos pelos Animais” e “Doe com Amor” teve como objetivo contribuir com as ONGs e alimentar Pet`s abandonados. A idéia surgiu em comemoração ao dia dedicado ao Santo protetor dos animais São Francisco de Assis celebrado no dia 04/10.

O CRMV-RR e CEPDA-OAB/RR agradece aos que doaram vida em forma de alimento: Médica-Veterinária Yeda Suely de Souza Rodrigues, Médico-Veterinário José Kleber Oliveira de Farias da Clínica Dr. Kleber, Médico-Veterinário José Ricardo Soares da Silva da Hpetvet, Médico-Veterinário Célio Macedo da Fonseca, Médico-Veterinário Pedro Travassos da Meu Pet Roraima, Herdinan Veras Cavalcante da Propec, Gerson Gonzaga da Agronil Pet Premium, Marcos Paulo de Souza, Marcelo de Paula Souza e Tiago de Paula Souza da Distribuidora Bandeiras, Zootecnista Jouse Moreira Sanches, Zootecnista Jalison Lopes, Engenheira Ambiental Eliege Pazinato e os colaboradores do CRMV/RR.

 

Assessoria de Comunicação do CRMV/RR