O Vice-Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV/RR), José Kleber Oliveira de Farias e o Assessor Técnico de Fiscalização Marco Glaucio Coutinho se encontraram com o Secretário Estadual de Segurança Pública, Coronel Edison Prola com o objetivo de seguir o cronograma de reuniões para discutir e articular esforços em buscar juntos a solução nas questões relacionadas à maus-tratos aos animais. 

Para o Vice-Presidente, a iniciativa do Conselho em solicitar as reuniões e obter a parceria da secretaria de segurança pública neste trabalho é de extrema importância. “Infelizmente, em nossa Capital, temos um grande número de animais abandonados e que consequentemente são vítimas de maus-tratos, devido a isso, queremos trabalhar juntos com outros órgãos competentes para colaborar em diminuir o índice de abandono, maus-tratos e prevenir outros atos que atentem contra a saúde e a vida animal”, argumentou José Kleber

José Kleber explanou os problemas listados que o Conselho enfrenta e, dentre eles, alertou para a necessidade de uma Perícia Veterinária atuando junto com as Instituições para a produção da prova material por meio de laudos técnicos. “ As reuniões para definirmos e elaborarmos ações eficazes continuarão, pois queremos dar a nossa contribuição neste caso que afeta não só aos animais, mas como toda a população”, enfatizou.

Edison Prola entende a importância de buscar políticas públicas de segurança em prol do bem-estar animal e se coloca à disposição para trabalhar em conjunto ao combate aos maus-tratos. “Queremos unir forças e ter essa troca de informações com o Conselho e para isso teremos a colaboração das Instituições de Segurança Pública de Roraima através da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e levar esse trabalho a todos os operadores de segurança pública tanto da Capital como do Interior para que possamos juntos definir diretrizes nesse combate aos maus-tratos aos animais”, reforçou

Considerando que os animais têm capacidade de sentir, a Lei 5.517/68, artigo 5º, alínea g, que dispõe sobre o exercício da profissão, estabelece que é competência privativa do Médico-Veterinário a peritagem sobre animais, identificação, defeitos, vícios, doenças, acidentes, e exames técnicos em questões judiciais. O Médico-Veterinário tem papel fundamental na interação humano, animal e meio ambiente, por ser capaz de identificar a ligação entre os maus-tratos aos animais e a violência interpessoal e pode assim desempenhar um papel relevante no diagnóstico de maus-tratos, abuso e crueldade contra os animais.

O CRMV-RR ressalta ainda a importância da população denunciar esses casos oficialmente aos órgãos competentes. O Conselho disponibiliza em seu site https://www.crmvrr.org.br/denuncias/ formulários que orientam nesse processo, e pede que seja feito Boletim de Ocorrência.

Segue os telefones que podem ser realizadas as denúncias:

Disque Denúncia – 0800-95-1000

Polícia Militar 190 ou (95) 3224-6575 

Polícia Civil – 181 ou (95) 4009- 4462

Polícia Militar Ambiental (CIPA) – 190

Ou fazer a denúncia virtualmente na Delegacia de Proteção ao Meio

Ambiente: https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/

IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – (95) 4009-9400

Ministério Público de Roraima – (95) 3621-2900

Assessoria de Comunicação do CRMV/RR