É comum deparar-se com orientações que podem colocar em risco a saúde das pessoas, além de causar sérios danos aos seus animais. Só que existe uma forma correta de combater isso.

Quem for vítima ou presenciar um suposto profissional diagnosticar, receitar, realizar cirurgia ou qualquer outro procedimento em um animal e desconfiar que esta pessoa não seja Médico-Veterinário, faça um boletim de ocorrência na delegacia de polícia do bairro ou da cidade.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV-RR) alerta sobre a importância de formalizar denúncias contra a prática do charlatanismo. Qualquer profissional ou cidadão, que souber de algum ato como esse poderá encaminhar a denúncia diretamente ao Ministério Público (MP) ou à Polícia.

O CRMV/RR apoia a ação da Polícia e repudia o charlatanismo ou exercício ilegal da profissão, uma vez que esse tipo de atuação coloca em risco a saúde e o bem-estar dos animais e da sociedade.

O CRMV/RR ressalta ainda a importância da população denunciar o exercício ilegal da medicina veterinária ou da zootecnia. O Conselho disponibiliza em seu site https://www.crmvrr.org.br/ formulários que orientam nesse processo, e pede que seja feito Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima e registre um boletim de ocorrência, narrando o fato presenciado com todos os detalhes possíveis. Encaminhe cópia do B.O. e demais documentos pertinentes ao CRMV-RR para que o órgão possa tomar as medidas legais necessárias e encaminhar ao Ministério Público.

☎️Segue os telefones que podem ser realizadas as denúncias:
Polícia Militar 190 ou (95) 3224-6575
Polícia Civil – 181 ou (95) 4009- 4462
Ministério Público de Roraima – (95) 3621-2900.

Assessoria de Comunicação do CRMV/RR