Com as principais metas alcançadas e com uma sensação de dever cumprido, a gestão do triênio 2019-2022 do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Roraima (CRMV/RR) se encerra com satisfação e agradecimentos.

A diretoria que ficou a frente do CRMV/RR, durante os três anos, finaliza um período de muito trabalho e realizações pelas classes Médica-Veterinária e Zootécnica e aproveita esta oportunidade de mostrar transparência a tudo o que foi realizado durante este período.

José Ricardo Soares da Silva despede-se do cargo de Presidente do CRMV/RR, e agradece a Deus pela oportunidade de contribuir um pouco com ambas as profissões e a todos que ajudaram a tornar o Conselho melhor a cada dia. “ A nossa luta foi sempre pela Integração das duas profissões, valorização profissional, capacitação das equipes além de um atendimento ágil e transparente. Conseguimos atingir as metas porque tivemos profissionais em nossa chapa engajados e colaboradores dispostos”, enfatiza.

Doutor Ricardo relembra que mesmo diante da necessidade de adaptações por causa da pandemia da Covid-19, e com a perca de alguns colegas e a tentativa incansável de conseguir a priorização da vacina aos profissionais, o trabalho não parou.

A conexão entre diretoria, conselheiros e funcionários foi essencial para alcançarmos resultados favoráveis. Buscamos continuamente nos ajustar as mudanças para atender melhor os 343 Médicos-Veterinários, 52 Zootecnista atuantes e 260 empresas atuantes no Estado de Roraima. Nesses três anos, buscamos aumentar nossa qualidade dos serviços prestados pelo Conselho tanto aos profissionais como à sociedade e estamos felizes pois vamos entregar a Casa para a próxima gestão com as contas em dia de maneira transparente e com dinheiro em caixa”.

Fiscalização

No setor de fiscalização, o órgão partiu de cerca de 70 fiscalizações por ano para cerca de 100. “E agora, o Agente de Fiscalização possui um tablet para expandir os trabalhos. Demos mais transparência por meio de um site oficial específico para prestação de contas e implantação da ouvidoria on-line, fazendo do site uma plataforma de serviços e novos conteúdo”.

Sede Própria

Tivemos a honra de ter adquirido com o apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) a Sede que fica na Rua Adolfo Brasil e implementado o Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) para auxiliar nos processos administrativos do Sistema CFMV/CRMVs e leiloamos um automóvel e a sede antiga”.

Parcerias

José Ricardo enumera as parcerias importantes com outros órgãos competentes do Estado como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para atualização do regulamento de fiscalização de produtos veterinários e dos estabelecimentos que fabricam e sobre exigências de RT em empresas de produtos de uso veterinário.

Com a Agência de Defesa Agropecuária (ADERR) firmamos parcerias referente a materiais biológicos, fiscalizações e vacinas contra febre aftosa e raiva. Foi realizado em conjunto fiscalizações no interior do Estado e discutimos estratégias para implementação efetiva do Selo Artesanal e Responsabilidade Técnica (RT).

O CRMV/RR se reuniu com a Vigilância Sanitária para trabalhar juntos na orientação e esclarecimento sobre a relação e as exigências legais de fiscalização de Raio-x portátil.

Outra parceria afirmada foi com a Junta Comercial de Roraima para legalização de empresas, assim como aberturas dos pequenos negócios.

Combate aos Maus-Tratos

Tendo em vista o extenso número de animais abandonados nas ruas da cidade que são vítimas frequentes de maus-tratos e denúncias recebidas na Autarquia, firmamos acordo com a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e com a Secretaria Estadual de Segurança Pública para atuar em conjunto aos maus-tratos.

E para coibir e apurar crimes de maus-tratos, o CRMV/RR firmou acordo com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

         

Descontos em empresas privadas

Outro marco na história do CRMV/RR foi realizarmos parcerias com as mais variadas empresas privadas de Boa Vista para oferecerem descontos em seus serviços aos Médicos-Veterinários e Zootecnistas.

CRMV/RR na Mídia

Procuramos por meio do nosso setor de comunicação através de posts, vídeos e entrevistas mostramos aos profissionais os trabalhos e encontros de educação continuada o caminho das boas práticas, de segurança sanitária, da responsabilidade perante a sociedade e do aprimoramento técnico, ético e humanístico necessário para oferecer serviços de qualidade.

  

Nesta gestão estreitamos ainda mais a relação com os jornalistas dos mais variados meios de comunicação e durante toda o triênio pudemos mostrar o trabalho do nosso conselho em mais de 40 entrevistas nas televisões, rádios e jornal da cidade.

                  

Com a atual administração chegando ao fim, aproveito para agradecer a todos os que somaram na construção desta gestão, participando das atividades, de comissões e grupos de trabalho, plenárias em épocas tão desafiadoras.

Em uma época em que se discute muito a finalidade dos Conselhos, é necessários que os profissionais tomem consciência da sua importância para a sociedade, porque somos indispensáveis para o processo de construção para uma sociedade nos serviço prestado em prol da garantia do direito à Saúde Única.

A Nova Gestão

Temos certeza de que a nova gestão dará continuidade a outros muitos trabalhos que ainda estão em andamento como, a reforma da sede e a nova logo do CRMV/RR que firmará o objetivo de uma nova comunicação mais unificada com Sistema CFMV/CRMVs.

E mesmo que não estarei mais a frente do CRMV/RR me coloco a disposição para a próxima gestão para colaborar no quer for preciso para a valorização das nossas profissões e continuar mostrando à sociedade que os Médico-Veterinários e Zootecnistas são profissionais necessários à manutenção da vida.

José Ricardo Soares da Silva

Presidente do CRMV/RR