Após um ano e meio de trabalho, incluindo o prazo de consulta aos estados, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) lança o Manual de Comunicação para o Sistema CFMV/CRMVs. A publicação foi aprovada durante a 365ª Sessão Plenária Ordinária (SPO), realizada na sede provisória da autarquia, em Brasília.

O objetivo do manual é unificar a comunicação do Sistema CFMV/CRMV, com padrão de identidade para fortalecer o posicionamento institucional. Além de ampliar a credibilidade e a aproximação com a sociedade, os critérios editoriais buscam unificar o discurso em torno da valorização das profissões e da atuação do Sistema na defesa da saúde da população.

“O que desejamos com a implementação do Manual de Comunicação é estabelecer posturas de relacionamento e diálogo com os diversos públicos de interesse e, por consequência, fortalecer a imagem e presença institucional em nível nacional”, afirmou Francisco Cavalcanti de Almeida, presidente do CFMV.

Para a elaboração, foram revisitados os públicos estratégicos, aqueles com os quais o Sistema se relaciona e geram valor no dia a dia, visando estabelecer normas, definições, objetivos, posturas, responsabilidades e orientações para gerir de forma uniforme a comunicação do Sistema.

O produto é fruto de construção coletiva, que envolveu as contribuições e opiniões dos conselhos federal e regionais e, principalmente, dos assessores de comunicação de todo o Brasil. “O compartilhamento reforça nossa vontade de promover, de forma perene, o modelo de gestão participativa e a troca de ideias”, explicou Laura Snitovsky, diretora de Comunicação, Planejamento e Marketing (Decomp/CFMV).

Administrativo

Na sessão, os participantes aprovaram a alteração dos arts. 12, 31 e 37 da Resolução CFMV nº 1.475/2022 sobre inscrição de profissionais, registro de estabelecimentos e nova cédula de identificação.

Foi apreciado o boletim financeiro e aprovado o calendário de reuniões e a proposta orçamentária para o exercício de 2023.

A plenária ainda analisou o inventário de patrimônio de bens inservíveis para quando for concluída a reforma da sede do CFMV, e decidiu pela doação à instituição pública.

Participação

Além do presidente, participaram presencialmente o secretário-geral, Helio Blume; e o tesoureiro, José Maria dos Santos Filho; e, por videoconferência, a vice-presidente, Ana Elisa Almeida.

Compareceram ainda os conselheiros efetivos Célio Garcia, Marcelo Teixeira, Marcílio Magalhães, Olízio Claudino da Silva e Paulo Guerra. O conselheiro suplente Valney Correa substituiu o efetivo Júlio Peres. Também estiveram na SPO os conselheiros suplentes Flávio Veloso e Márcia Villa.

 

Manual-de-Comunicacao_12122022